Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15245
Título: Análise da evasão do curso superior: as causas e efeitos no curso de geografia, UEPB - campus I
Autor(es): Santos, Joelma Maria das Chagas
Palavras-chave: Evasão escolar
Ensino superior
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: Em todo o país o problema da evasão escolar causa prejuízos acadêmicos, sociais e econômicos. Contudo, o transtorno que ocasiona a desistência escolar não ocorre somente na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, tampouco somente no curso de Geografia, sendo uma realidade em todas as instituições de ensino pelo Brasil a fora. É muito comum na atualidade a ocorrência de turmas com menos de dez alunos, o que consequentemente dificulta, à Instituição e aos professores, o estabelecimento de uma dinâmica para o bom andamento das aulas. Os questionamentos acerca dos motivos causadores desta problemática surgiram no ano de 2013, no segundo semestre, quando suscitaram interrogações como: porque turmas tão grandes concluem o curso com tão poucos alunos? Será que esses estudantes não fizeram a escolha correta? Ou será que foram outros empecilhos que não permitiram a continuação no curso? São muitas as dificuldades, razão pela qual se faz necessária uma pesquisa, a fim de diagnosticar os diversos motivos que causam a evasão escolar. Uma turma que inicia o ano com aproximadamente trinta alunos e no quarto período restam apenas três, merece uma ação investigativa, para entender os motivos que levaram à desistência de tantos estudantes. Obviamente que diante de uma evasão tão representativa no curso de Geografia tem-se que verificar o que levou a turma desistir do curso. No entanto, seja qual for o motivo, o fato é que ela existe e isso não pode ser ignorado. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, especificamente no curso de Geografia na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, para verificar o que tem ocasionado a desistência no referido curso.
Descrição: SANTOS, J. M. das. C. Análise da evasão do curso superior: as causas e efeitos no curso de geografia, UEPB - campus I. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15245
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Maria das Chagas Santos.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.