Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15247
Título: As aproximações entre o sagrado e o profano: memória e representações da festa de Santa Ana - Alagoa Nova - PB (1960-1980)
Autor(es): Silva, Talita de Oliveira e
Palavras-chave: Cultura
Patrimônio cultural
Memória cultural
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: A festa de Santa Ana se constitui num importante patrimônio cultural da cidade de Alagoa Nova – PB, pois dos aspectos, religiosos aos ditos profanos, a festa tem marcado a história da cidade. Este estudo aborda esta festividade sob a perspectiva dos espaços de diversão, lazer e sociabilidade que os moradores da cidade vivenciavam a partir do que ocorria na festa. E é nessa perspectiva que trazemos como proposta a festa de Santa Ana na cidade de Alagoa Nova – PB, no período em que vai de 1960 - 1980, um estudo sobre a localidade. Essa festividade faz parte da história deste município como sendo um patrimônio imaterial da cidade de Alagoa Nova. Tendo a festa como objeto de estudo, nosso objetivo é analisar como a festa de Santa Ana é representada entre os moradores da cidade de Alagoa Nova. Os caminhos metodológicos da pesquisa foram centrados na metodologia da história oral temática, na qual utilizamos como fontes, a entrevista semiestruturada e também fotografias. Os sujeitos de nossa pesquisa foram moradores da cidade de Alagoa Nova, que fazem parte da organização e história da festa e são conhecedores do evento festivo. Vislumbramos que o estudo desta festividade é de grande importância para contribuir com a construção da história da cidade, pois trata-se de uma nova perspectiva sobre o local, estabelecendo relação com este a partir desta prática cultural que está presente no município e que faz parte desta história.
Descrição: SILVA, T. de O. e. As aproximações entre o sagrado e o profano: memória e representações da festa de Santa Ana - Alagoa Nova - PB (1960-1980). 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15247
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Talita de Oliveira e Silva.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.