Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15249
Título: A presença dos povos indígenas no livro didático de história adotado no município de Pocinhos/PB
Autor(es): Herculano, Érika de Fátima
Palavras-chave: Livro didático
Povos indígenas
Ensino de história
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: Este trabalho analisa as representações dos povos indígenas nos livros didáticos de História, do Ensino Fundamental II, destinado aos alunos do sexto ao nono, adotado pelo Município de Pocinhos-PB, no ano de 2017. Nessa perspectiva, o objetivo principal deste estudo será averiguar como este material didático aborda esta temática, destinada aos estudantes, como também, verificaremos o teor da importância dada pelos professores à temática do ensino da história indígena brasileira. A metodologia consistiu numa análise da coleção “Vontade de Saber” escrita por Marco Pellegrini, Adriana Dias e Keila Grinberg, e de um questionário que foi aplicado com os docentes que lecionam a disciplina de História no referido Município. Esta pesquisa tem como suporte metodológico leituras acerca dos Livros Didáticos e da Historiografia Indígena, respaldando-se nas contribuições da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), dos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs) e dos teóricos, Maria Regina Celestino de Almeida, Luisa Tombini Witmann e Gilberto Freyre.
Descrição: HERCULANO, E. de F. A presença dos povos indígenas no livro didático de história adotado no município de Pocinhos/PB. 2017. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15249
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Érika de Fátima Herculano.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.