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dc.contributor.authorSilva, Albanisa Pereira da-
dc.date.accessioned2018-02-07T18:58:21Z-
dc.date.available2018-02-07T18:58:21Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15250-
dc.descriptionSILVA, A. P. A inserção de jogos em práticas pedagógicas de alfabetização: uma experiência no PIBID. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva analisar o uso de jogos, enquanto recurso didático de práticas pedagógicas, junto a alunos e alunas do ciclo da alfabetização no Ensino Fundamental, no sentido de se discutir a importância desses jogos no desenvolvimento dos processos de aprender a ler e a escrever. Percebemos que o processo de alfabetização, em grande parte das escolas públicas de ensino, ocorre através da transmissão mecânica, da memorização e da cópia do sistema de escrita alfabética sem estabelecer nem um sentido para os alunos, nem tão pouco contribui para despertar o interesse no aprendizado da leitura e da escrita de forma significativa e prazerosa. Para tanto, pensando em tornar o ensino da leitura e da escrita mais dinâmico e atrativo, optamos em utilizar atividades lúdicas através de jogos, a partir da nossa atuação, na condição de bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental, com 33 alunos, na faixa etária entre 7 e 8 anos de idade, numa escola da rede pública, na cidade de Campina Grande – PB. Buscamos respaldo em documentos oficiais que norteiam os anos iniciais do Ensino Fundamental, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases – LDB (BRASIL, 1996), da Base Nacional Curricular Comum – BNCC (BRASIL, 2017), e dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997); e tomamos também como referência, alguns estudos da literatura corrente, mais especificamente os desenvolvidos por: Antunes (2006), Cardoso e Fragelli (2011), Ferreiro (2000), Freire (1996), Kleiman (2008), Soares (2016), Pimenta (2004), dentre outros. Nosso estudo, e experiência com o PIBID, evidenciaram, dentre outros aspectos, a importância de cultivar atividades lúdicas no cotidiano escolar, por meio da utilização de “jogos” porque o jogo é um recurso facilitador no processo de alfabetização, o qual proporciona momentos de aprendizagens prazerosas e significativas, bem como a oportunidade de os alunos e alunas participarem ativamente do processo de construção do seu conhecimento. Concluímos que se faz necessário, nas práticas escolares, a garantia do direito da criança de aprender a ler e a escrever, bem como fazer uso dessas habilidades no seu dia a dia, possibilitando a esta, o exercício de sua cidadania.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Glória Maria Leitão de Souza Melopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.titleA inserção de jogos em práticas pedagógicas de alfabetização: uma experiência no PIBIDpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

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