Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15256
Título: Debatendo a violência e suas formas a partir do espaço escolar e lugar de vivência: experiência a partir do subprojeto geografia/PIBID/UEPB
Autor(es): Silva, Liberato Epitácio de Sousa da
Palavras-chave: PIBID
Ensino de geografia
Violência
Lugar de vivência
Data do documento: 21-Dez-2017
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é apresentar e analisar os resultados obtidos a partir do desenvolvimento do projeto de intervenção “Debatendo a violência e suas formas, a partir do espaço escolar e lugar de vivência”, desenvolvido no contexto das aulas de Geografia, no 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Assis Chateaubriand, localizada na cidade de Campina Grande, PB. A temática escolhida tem se mostrado bastante relevante para o meio social em que os alunos da respectiva escola estão inseridos, haja vista que a zona leste da cidade de Campina Grande apresenta altos índices de violência urbana, como em diversas espacialidades da cidade. Associado a isso, tal temática também fazia parte do Projeto Político Pedagógico - PPP da Escola, no ano de 2015, havendo por parte da instituição uma preocupação com os índices de violência do setor, importando em trabalhar a temática no âmbito escolar, de forma a contribuir para a minimização do problema. A partir da preocupação com a espacialidade dos fenômenos no espaço geográfico, elegeu-se a categoria lugar para ancorar a discussão da temática violência, haja vista esta ser interdisciplinar e, para que seja abordada na Geografia, necessário se faz a sua espacialização. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, apoiada nas técnicas da pesquisa ação, realizada a partir da participação do bolsista enquanto agente da pesquisa, na medida em que ministrou aulas expositivas e dialogadas e utilizou diversas estratégias para despertar o interesse dos alunos no decorrer do desenvolvimento do projeto. Após a participação relevante dos alunos, foi possível concluir que eles tinham consciência sobre a temática violência e sua inserção no lugar de vivência e na própria cidade de Campina Grande, mas não com um olhar mais aprofundado, o que fez com que o trabalho desenvolvido tenha se mostrado profícuo no contexto das aulas de Geografia, mas que requer continuidade, haja vista a violência ser tema de maior importância na sociedade atual e, na maioria das vezes, vem até comprometendo a relação do indivíduo com o seu próprio lugar de vivência.
Descrição: SILVA, L. E. de. S. da. Debatendo a violência e suas formas a partir do espaço escolar e lugar de vivência: experiência a partir do subprojeto geografia/PIBID/UEPB. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15256
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Liberato Epitácio de Sousa da Silva.pdf994.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.