Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Cílio Lindemberg de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T14:08:01Z | - |
dc.date.available | 2018-02-08T14:08:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15259 | - |
dc.description | SANTOS, C. L. A.Language acquisition process and its relation to character construction in Frankenstein. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo comparativo tencionou examinar o processo de aquisição de linguagem pelo qual passou o monstro de Frankenstein e como isso o modificou. Seus objetivos específicos foram: (1) analisar o processo de aquisição de linguagem da criatura, considerando suas influências, propósitos e estratégias; e (2) comparar os aspectos de um personagem redondo com os do monstro durante e após o processo de aquisição. Para atingir estes objetivos, dois grupos de teorias foram consultados. O primeiro dizia respeito aos modelos de aquisição de linguagem discutidos por alguns autores, tais como Bock et al. (2008), Del Ré (2010), Field (2008), Yule (2010), entre outros. O segundo se referiu a teorias sobre as características de um personagem redondo, tal como Forster (1949) propõe. Em termos de procedimentos metodológicos, esta é uma pesquisa qualitativa, cujo foco foi explicar as experiências sociais da criatura através do seu comportamento linguístico (HOLLOWAY; WHEELER, 2002). A análise apontou que o processo de desenvolvimento de linguagem do monstro foi influenciado pelos seus vizinhos, os quais ele observava, e com os quais ele almejou dividir laços afetivos, e que ele fez uso de sua motivação, bem como outros processos mentais, para adquirir a língua. Além disso, foi confirmado que a aquisição de linguagem atrelou traços de complexidade a sua personalidade, por exemplo, o aparecimento de sentimentos diferentes ao longo do romance. Como prévias conclusões, verificou-se que, apesar das evidências de aquisição que se fazem presentes em seu desenvolvimento linguístico, alguns sinais de aprendizagem também foram identificados. Ademais, comprovou-se que a presença de personagens redondos em romances interfere no destino de outros personagens e deles próprios. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Anacã Rupert Moreira Cruz e Costa Agra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Frankenstein | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Personagem redondo | pt_BR |
dc.title | Language acquisition process and its relation to character construction in Frankenstein | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cílio Lindemberg de Araújo Santos.pdf | 17.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.