Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15261
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Raquel Felipe da | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T14:11:14Z | - |
dc.date.available | 2018-02-08T14:11:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15261 | - |
dc.description | SILVA, R. F.da. O brinca na pré-escola: concepções e práticas de professoras. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo objetiva analisar o espaço do brincar na pré-escola, a partir de concepções e práticas de docentes que atuam nesta etapa da Educação Infantil, bem como discutir acerca da relevância desta ação para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. A pesquisa tem abordagem qualitativa do tipo exploratória. Utilizamos como instrumento a coleta de dados, um questionário aplicado a quatro professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Godofredo Joosten, localizada na cidade de Gado Bravo-PB. Buscamos compreender o brincar e o espaço oferecido por esta instituição. O brincar é um relevante fator para o desenvolvimento da criança. Conforme documentos oficias para a Educação Infantil, a criança tem direito e dever de ter acesso ao brincar e a um espaço que propicie esse brincar. Assim sendo, buscamos respaldo em documentos que norteiam os anos iniciais do Ensino Fundamental, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases – LDB (BRASIL, 1996), e da BNCC (2016). Também tomamos como referência, alguns estudos sobre o brincar, realizados por: Brougere (1997-2001), Bruner (1991), Craidy (2001), Friedmann (2012),), Lewin (1994), Maluf (2003), Oliveira (2006), Rocha (2005), Vygotsky (1984-1994), Kishimoto (2010), Wajskop (2007). De posse dos questionários analisamos as respostas dadas pelas professoras, e refletimos sobre o brincar no espaço escolar em que as professoras atuam, com base nas concepções dos autores acima citados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Glória Maria Leitão de Souza Melo | pt_BR |
dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | O brinca na pré-escola: concepções e práticas de professoras | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raquel Felipe da Silva.pdf | 588.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.