Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15266
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcanti, Danuska Guedes de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T14:25:21Z | - |
dc.date.available | 2018-02-08T14:25:21Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15266 | - |
dc.description | CAVALCANTI, D. G. de F. Motivating students through a ludic classroom management technique for elt classes for kids. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os professores vivenciam diariamente uma difícil conjuntura: o constante mau comportamento dos alunos. É preciso estar preparado para lidar com isso, visto que se configura como fator que afeta diretamente o gerenciamento de sala, prejudicando assim o processo de ensino e aprendizagem. Uma maneira efetiva é a prevenção e, diante do exposto, este trabalho objetiva estudar a aplicação de uma estratégia lúdica de prevenção da indisciplina e o que isso implicou no processo de aprendizado dos alunos. Sendo estes os objetivos específicos: (i) apresentar aspectos relacionados às crianças entre sete e oito anos de idade, tais como seus interesses, como aprendem e o que as motivam; (ii) identificar e classificar o mau comportamento dos alunos; (iii) descrever e investigar o uso de uma técnica de gerenciamento de sala de aula baseada numa tabela de progresso; e (iv) analisar as implicações dessa técnica no processo de aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa se faz relevante pelo fato de o Brasil ser considerado o país número um no que concerne ao mau comportamento dos alunos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) feita em 2014. Sendo essa a nossa realidade, devemos nos preparar para encará-la almejando e propondo mudanças. Se o professor consegue aliar disciplina à aulas interessantes provavelmente terá mais chances de envolver seus alunos e os resultados no aprendizado poderão ser mais facilmente alcançados. Dessa forma, este trabalho é uma pesquisa ação, resultado de uma prática pedagógica realizada numa turma infantil de uma escola de idiomas de Campina Grande, Paraíba, e a subsequente reflexão e avaliação desta aplicação. A aplicação durou um semestre letivo, de Fevereiro à Junho de 2017, com uma amostragem de quatorze alunos entre sete e oito anos. Para tanto, utilizamos teóricos da aprendizagem, tais como Vygotsky (2008) e Piaget (2012), e nos referimos a Freire (2017) para falar de autonomia, e os autores Harmer (1991), Tiba (2006), Soares (2007) e Banaletti e Dametto (2015) foram nossos principais aportes teóricos para discutirmos sobre indisciplina. Além disso, Chamot e O‟Malley (1990), Richards e Lockhart (1997), Lowes e Target (1998) e Brown (2007), foram nossas maiores referências para abordar aspectos do ensino de Línguas, tais como motivação, estratégias de ensino e feedback, e tantos outros autores que enriqueceram nosso quadro teórico. Crianças aprendem de forma específica, então as técnicas de gerenciamento de sala de aula para crianças são diferentes. Se o professor considera isso e aplica técnicas levando em consideração o nível e maturidade delas ele proporcionará melhores condições de aprendizagem. Com esta pesquisa pudemos perceber que quando procuramos construir um ambiente de cooperação, estimulando a autonomia dos alunos, promovendo momentos de feedback, tudo isso atrelado à uma maneira lúdica de promover a disciplina em sala, os resultados podem ser muito positivos e gratificantes. Houve a percepção do progresso dos alunos, o uso do idioma alvo tornou-se constante e houve cada vez menos momentos de indisciplina em sala, visto que os alunos estavam envolvidos e mais responsáveis no seu processo de aprendizagem, tornando-se indivíduos mais autônomos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Telma Sueli Farias Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Técnica de ensino | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | ELT | pt_BR |
dc.title | Motivating students through a ludic classroom management technique for elt classes for kids | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDf - Danuska Guedes de Freitas Cavalcanti.pdf | 24.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.