Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Maria Elenice Silva Barbosa de-
dc.date.accessioned2018-02-08T14:27:08Z-
dc.date.available2018-02-08T14:27:08Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.otherCDD 371.335-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15267-
dc.descriptionSOUZA, M. E. S. B. de. Artes visuais na pré-escola: uma experiência no estágio supervisionado de docente. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo discutir acerca das artes visuais nas práticas curriculares e pedagógicas da Educação Infantil, no sentido de observá-las enquanto contribuição no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Tomaremos como motivação para a discussão deste tema, nossa própria experiência docente, na condição de estagiária neste nível de educação, onde fez-se necessário a elaboração e vivência de Projeto de Atuação e Intervenção Docente- PAID. O Estágio Supervisionado IV - Estágio de Docência na Educação Infantil - foi desenvolvido numa instituição pública de Educação Infantil, a Creche e Pré-Escola Elza Almeida, localizada na zona urbana do município de Campina Grande – PB, durante o mês de setembro do ano de 2016. Os sujeitos envolvidos foram crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. O estudo caracteriza-se como qualitativo, do tipo pesquisa ação. Além dos registros do nosso diário de campo, utilizado no referido estágio, bem como dados do Relatório elaborado na conclusão dessa experiência docente, os quais serviram de instrumentos de coleta de dados, fizemos uso de estudos realizados por: Barbosa (1991); Ferraz e Fusari (1999); dentre outros. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Arte (1997) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (1998), também foram fontes aqui utilizadas. Os dados evidenciam que a arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade, a criatividade e as interações sociais, desenvolvidos durante a vivencia do Projeto de Atuação e Intervenção Docente nos espaços sociais da Creche. Concluímos portanto, que a presença das Artes Visuais na Educação Infantil é reconhecida como manifestação espontânea e auto expressiva, devendo ser valorizada e que a escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento e aprendizagem significativa da criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Glória Maria Leitão de Souza Melopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectEstágio docentept_BR
dc.titleArtes visuais na pré-escola: uma experiência no estágio supervisionado de docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Elenice Silva Barbosa de Souza.pdf887.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.