Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15279
Título: A mulher cubatibense frente ao Programa de Frentes Produtivas de Emergências entre as décadas de 1980-1990
Autor(es): Souto, Wsiel Lopes de
Palavras-chave: Frentes produtivas de emergência
Mulheres agricultoras
Seca
Cubati
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: Os Programas das Frentes Produtivas de Emergências surgiram no Brasil entre as décadas 1950-1990, também conhecidas como Frentes de Trabalho. Tal período demonstrou um Nordeste marcado pelas frequentes secas e grandes estiagens, mais especificamente no Semiárido paraibano e no Município de Cubati-PB, na qual essa área foi marcada como uma mazela humana sob uma obscuridade, onde as mortes por inanição deixavam de ser rumores que circulavam em meio a toda Região Nordeste, transformando em realidade local. O principal objetivo desse trabalho foi o de elucidar como ocorreu os trabalhos realizados nas Frentes de Trabalho a partir da participação das mulheres cubatiense, além de buscar realizar um diagnóstico do trabalho realizado pelas mesmas a fim de esclarecer os estereótipos sofridos por essas mulheres no interstício de 1980-1990. A relevância deste estudo adveio da carência de informações referentes ao estudo fenomenológico, intervendo as funções exercidas pelas mulheres buscando apresentar os aspectos históricos e a dinâmica populacional. As discussões emboçaram-se acerca da seca e estiagem no Município de Cubati, no qual foi relatado um breve histórico das inspetorias de combate à seca e as práticas realizadas pelas mulheres atuantes nas Frentes de Emergências. O procedimento metodológico embasou-se no materialismo histórico com a aplicação de questionários e entrevistas, junto a um público alvo de 15 mulheres, além do qual foi realizado uma análise acerca das tarefas propostas pelos órgãos responsáveis por organizar e fiscalizar as obras realizadas nesse período. Conclui-se que a partir do problema levantando junto as mulheres agricultoras desta época no município, que estiveram presentes nas Frentes Produtivas, as mesmas afirmaram que o problema não girava em torno apenas do fator climático, mas sim político, o que afetava a escala socioeconômica municipal.
Descrição: SOUTO, W. L. de. A mulher cubatibense frente ao Programa de Frentes Produtivas de Emergências entre as décadas de 1980-1990. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15279
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wsiel Lopes de Souto.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.