Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, José Erisvando de | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T16:17:46Z | - |
dc.date.available | 2018-02-08T16:17:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.11 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15280 | - |
dc.description | SOUSA, J. E. de. O relato de uma experiência e os desafios da prática pedagógica. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desse artigo é apresentar um relato de experiência sobre a minha prática docente e descrever a caracterização dos sujeitos e da escola em que trabalho na zona rural, do município do Riachão do Bacamarte. A escola foi criada a partir da necessidade da comunidade em querer que seus filhos tivessem acesso a escola e pudessem desenvolver seus estudos próximos de casa. Ela tem uma estrutura física regular, as pessoas que compõem o quadro de funcionário têm uma boa relação entre si, demonstram algumas atitudes de solidariedade, troca de conhecimentos que são usados na organização da prática pedagógica e na formação do docente. A escola tem um Projeto Político Pedagógico que foi construído pelo conjunto de professores, equipe técnica, funcionários e comunidade da escola que é colocado em prática no cotidiano escolar. No relato da minha experiência docente ficaram marcadas as dificuldades e desafios encontrados e enfrentados quase que cotidianamente, na prática pedagógica. A formação foi algo, que ajudou muito na prática docente, bem como o diálogo com os alunos. Trabalhar a partir da necessidade da turma foi enriquecedor para o docente e discentes. O exercício da memória para produzir este artigo foi igualmente desafiante, pois foi um ir e vir, um vai e volta, tanto pelas lembranças, como pela dinâmica de trabalho com a orientação. Muitos desafios foram vividos no cotidiano da minha prática pedagógica, pois iniciei o trabalho quase sem formação e, na prática, fui aprendendo a ser professor. A formação que adquirida ao longo do caminho ajudou muito a enfrentar as dificuldades e acredito, que o sentimento que vivencio hoje é de aprendizado e desejo de continuar estudando, para fazer um trabalho bom com meus alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Margarete Maria Melo | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | O relato de uma experiência e os desafios da prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Erisvando de Sousa.pdf | 446.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.