Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15281
Título: O percurso de Gilwell e a cartografia: uma visão teórico-prática junto ao movimento escoteiro
Autor(es): Vieira, Caio Oliveira
Palavras-chave: Movimento escoteiro
Cartografia
Mapas
Geotecnologias
Percurso de Gilwell
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: Este trabalho refere-se às contribuições e colaborações do movimento escoteiro para o ensino de Cartografia. Para isso, foi realizada uma pesquisa participante no Movimento Escoteiro. Esta pesquisa ocorreu no ano de 2016, em Campina Grande-PB, com jovens do Grupo Escoteiro Aldo Chioratto e discute metodologias adquiridas na sala de aula da universidade, servindo assim para o processo de construção do conhecimento cartográfico. O objetivo deste trabalho é investigar as contribuições do escotismo para o ensino de Cartografia, através das estratégias de aprendizagem utilizadas pelo movimento, voltadas para a compreensão do espaço físico. Para cumprir tal objetivo analisamos a história do escotismo; a fundamentação teórica do projeto e do método educativo da instituição educacional; e as práticas educativas realizadas. Uma das intervenções didáticas que foram realizadas foi a observação e aplicação de uma atividade escoteira que apresentou significativa eficiência para a mediação de conteúdos cartográficos. Após a prática do percurso de Gilwell realizada, notamos um bom desempenho dos jovens, que conseguiram construir e relacionar o conhecimento aprendido com a prática.
Descrição: VIEIRA, C. O. O percurso de Gilwell e a cartografia: uma visão teórico-prática junto ao movimento escoteiro. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15281
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio Oliveira Vieira.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.