Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15285
Título: O poder e o homem em Maquiavel
Autor(es): Almeida, Aroldo Luís Falcão
Palavras-chave: Ética
Maquiavel
Política
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Maquiavel, com seu olhar atento aos fatos históricos e à prática com a coisa pública, inicia um estudo do qual obtêm como resultado algo inédito, até então, de modo franco e sem hipocrisias, faz uma análise da prática política tal como ela é, sem fantasias abstratas e idealistas, acerca de como ela deveria ser, pautada na realidade. Maquiavel consegue enxergar através da história aliada a prática que: as ações políticas seguem uma ética própria com mecanismo e regras particulares distintas, flexível e moldada às necessidades do caso concreto da “ética dos governantes”. O Príncipe de Maquiavel que foi inicialmente dirigido ao Soberano que traria a autonomia e paz na Península Itálica, pode ser perfeitamente compreendido como um manual que apresenta lições sobre como deve agir e comportar-se este Soberano de virtù em uma empreitada com o intuito de unificação da Itália aproveitando a fortuna daquele período específico da História. O governante deverá usar todos os meios disponíveis e favoráveis para tal fim. No entanto alguns ensinamentos foram e são mal interpretados ao ponto de gerarem tanta polémica. Na época, os mais ricos acharam que, O Príncipe, era para ensinar, os governantes como tirar deles toda a riqueza, e os mais pobres julgaram, como um documento destinado a orientar os ricos a tirar-lhes a liberdade. Este trabalho não tem a pretensão de discorrer de forma conclusiva sobre o pensamento de Maquiavel, mas de fazer uma breve explanação de conceitos tendo como lastro os capítulos XVII e XVIII do livro O Príncipe, como de ensinamentos e aplicação de técnicas que o filósofo italiano aborda sobre como alcançar e manter o poder, além de mostrar a tese do filósofo. É certo, que, até hoje, ele serve tanto de manual de instruções ou livro de cabeceira para aos governantes; como também, permite às camadas populares obterem uma melhor percepção e compressão da dinâmica política.
Descrição: ALMEIDA, A. L. F. O poder e o homem em Maquiavel. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15285
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aroldo Luís Falcão Almeida.pdf674.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.