Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15291
Título: A relação entre angústia e possibilidade tendo como ilustração o conto "Elsie, a sensata"
Autor(es): Lima, Andreza Rozalina Aguiar de
Palavras-chave: Angústia
Liberdade
Desespero
Data do documento: 12-Abr-2017
Resumo: Pretende-se neste artigo uma abordagem da obra de Kierkegaard “O Conceito de Angústia”, debatendo suas vertentes e elaborando o conceito de angústia enquanto possibilidade, proporcionando ao leitor uma análise mais clara do conceito que, atualmente, parece obscuro. Entendido que a angústia surge na indeterminação do nada, da possibilidade do vir-a-ser, no salto entre inocência e culpa, a percebemos como um nada que se insinua, como uma antipatia simpática que, ao mesmo tempo, repele e atrai. A angústia se dá ante a liberdade, mas não liberdade de fato, e sim da possibilidade de haver possibilidade de liberdade. Utiliza-se, para tanto, o conto dos irmãos Grimm “Elsie, a sensata” como ilustração que remete à questão da angústia como estado de ânimo que põe o indivíduo frente a dois vértices, o afogamento na própria angústia (a queda no desespero), ou a possibilidade do vir-a-ser, da liberdade para novas possibilidades, tratando um possível problema como uma eventual solução. Visto que, inexoravelmente, a angústia faz parte de nossa existência, propomos encará-la como o próprio escape para as inquietações que lhe são recorrentes, assim, considerando a angústia como parte essencial da existência humana, sua determinação nos leva à compreensão do que é o ser humano, de modo que, quanto mais aprendemos dela, mais conhecemos a nós mesmos. É preciso aprender da angústia, penetrando-a com fé, mesmo que ela atemorize. Quem a conserva pela fé reconhece sua benevolência, pois, afasta de si as finitudes e se encontra pronto para o infinito. Não existe destino para a angústia.
Descrição: LIMA, A. R. A. de. A relação entre angústia e possibilidade tendo como ilustração o conto "Elsie, a sensata". 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15291
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Rozalina Aguiar de Lima.pdf301.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.