Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15296
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Germana Esmerina Diniz Falcão | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T17:21:27Z | - |
dc.date.available | 2018-02-08T17:21:27Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.other | 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15296 | - |
dc.description | SILVA, G. E. D. F. Gestão da sala de aula: desafios e possibilidades. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | As práticas do professor e a forma como se relaciona e conduz às aulas têm sido fatores preponderantes para que haja uma boa gestão no âmbito da sala de aula. Tendo em vista que quanto mais o docente consegue gerir as aulas com eficácia, maior importância relativiza ao olhar dos alunos. Assim, pensar em gestão é muito mais abrangente do que assumir uma postura de representação: é ser líder de uma equipe. Portanto, não basta apenas ser um professor à frente de uma sala de aula. Hoje, a perspectiva voltada para o docente é que ele seja um gestor do ambiente educativo. Nesse sentido, procuramos desenvolver este trabalho tendo como objetivo discutir sobre o papel do professor como gestor com o intuito de possibilitar um ensino aprendizagem qualitativo. Desenvolvemos nossa investigação em uma escola da rede privada de ensino na cidade de Campina Grande, PB, junto a uma professora de Língua Espanhola e seus alunos da turma do 6º ano do Ensino Fundamental- Anos Finais, de ambos os sexos. Como metodologia, realizamos observações in lócus, anotações de diário de campo, leituras teóricas sobre o tema com estudos que subsidiassem nossa investigação através das contribuições de estudiosos que focam na temática. Além disso, realizamos conversas informais. O artigo nos revelou que é imprescindível que o professor tenha um posicionamento de gestor para que grandes e consideráveis avanços sejam alcançados na aprendizagem dos alunos. Mas ressalta-se que para esse “novo” modelo de professor há novas formações para que esse profissional saiba desenvolver suas funções com êxito. Assim, compete à escola promover também o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Júlio César Vasconcelos Viana | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Gestão da sala de aula: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - GERMANA ESMERINA DINIZ FALCÃO SILVA.pdf | 364.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.