Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15305
Título: A construção da mulher paraibana a partir do olhar da igreja católica (1905-1923)
Autor(es): Guimarães, Jordânia Bernardo
Palavras-chave: Igreja católica
Mulher paraibana
Dom Adaucto
Discurso religioso
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: Ao final do século XIX e início do século XX a sociedade brasileira estava saindo de uma época imperial e chegando a uma República desencadeando mudanças sociais. Seguindo o recorte temporal desta pesquisa, a Igreja Católica concorre com o Estado na regulamentação dos comportamentos humanos, políticos, educacionais e religiosos. Mediante o contexto social da época, as ações na Paraíba do arcebispo Dom Adaucto A. de Miranda Henriques seguia as mesmas estratégias de ordenamento e disciplinamento social, adotadas pela Igreja Católica no Brasil. Diante desse cenário, este artigo visa analisar como a Igreja Católica constrói a imagem da mulher e sua relação com a modernidade. Utilizamos como suporte teórico-metodológico fontes documentais e bibliográficas e, nosso corpus é composto por duas Cartas Pastorais de Dom Adaucto, “Dos males da Ignorância Religiosa (1905)” e “A volta do homem e sociedade para Deus (1923)”.
Descrição: GUIMARÃES, J. B. A construção da mulher paraibana a partir do olhar da igreja católica (1905-1923). 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15305
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordânia Bernardo Guimarães.pdf508.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.