Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15319
Título: O desenvolvimento da ciência empírica a partir de uma visão semântica e aristotélica
Autor(es): Araújo, Paulo Costa de
Palavras-chave: Aristóteles
Filosofia
Ciência empírica
Metafísica
Data do documento: 24-Nov-2017
Resumo: O presente artigo trata da origem da ciência empírica, ou conhecimento por experiência, partindo de uma breve investigação histórica do conceito e das fontes em que encontra-se enunciado e assinalando seu progressivo desenvolvimento, com análise de obras contemporâneas sobre o sentido semântico do termo. Partindo da ideia do filósofo Aristóteles em uma de suas obras “πρφηος θιλοζοθία” “filosofia primeira” ou posteriormente denominada de “μεηαθσζική” “metafisica”, busca identificar os pontos convergentes entre o conceito do pensador e os de Francis Bacon e de Galileu Galilei e Karl Popper procurando demonstrar que o método indutivo e dedutivo experimental por eles adotado tem em parte relação com os conceitos teóricos e práticos do período clássico.
Descrição: ARAÚJO, P. C. de. O desenvolvimento da ciência empírica a partir de uma visão semântica e aristotélica. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15319
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - PAULO COSTA DE ARAÚJO.pdf528.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.