Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15325
Título: | O ensino da filosofia e seus desdobramentos para uma educação cidadã e reflexiva |
Autor(es): | Coutinho, Patricia Natali Luna |
Palavras-chave: | Educação Ensino da filosofia Cidadania |
Data do documento: | 4-Set-2017 |
Resumo: | Este trabalho objetiva compreender como a Filosofia pode ser desenvolvida como estratégia pedagógica na formação de cidadãos reflexivos. Embora seja atualmente uma disciplina garantida nas Leis de Diretrizes e Bases nº 9394/96, a referida disciplina enfrentou (a) os mais diversos entraves à sua consolidação, o que não diminui sua importância. Portanto, partimos da hipótese de que esta pode sinalizar temáticas e discussões que envolve os alunos nas suas redes relacionais, bem como no contexto social, político e econômico em que permeia. Para a realização da pesquisa foram aplicados questionários em duas turmas de Ensino Fundamental, 6° e 9° ano na Escola Municipal Francisca Leite Vitorino, do Município de Boa Vista –PB. Revelando a aceitação e entendimento dos alunos dos conceitos, bem como a relação dos temas trabalhados em sala em sua vivência cotidiana. |
Descrição: | COUTINHO, P. N. L. O ensino da filosofia e seus desdobramentos para uma educação cidadã e reflexiva. 2017. 33f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15325 |
Aparece nas coleções: | I - EFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - PATRICIA NATALI LUNA COUTINHO.pdf | 635.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.