Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15332
Título: Carmelitas: uma instituição medieval na Paraíba
Autor(es): Santos, Aldiene Lopes dos
Palavras-chave: Ordem Carmelita
Capitania Paraibana
Medievo
Data do documento: 17-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar a fundação da Ordem Carmelita, sua ação na província Paraibana, a principio faremos uma analise do que se entende por medievo, Para refletirmos sobre essa questão trabalhamos a partir de HUIZINGA (1985) e LE GOFF (2015) principalmente. Essa discussão se faz necessário para compreendermos o contexto em que a Ordem da Bem Aventurada Virgem Maria surgiu, e suas características transferidas ao Novo mundo. Sua chegada e suas construções bem como seus hábitos. O modelo de vida Carmelita que ao chegar ao Novo Mundo implantou nesse território alvo da expansão da fé católica, sua simbologia que esta envolta de toda uma mística, principalmente o escapulário tão bem difundido na devoção Carmelita, como um símbolo de proteção da Santíssima Virgem aos membros da Ordem do Carmo, sinal das prerrogativas garantidas aos fieis do Carmo por fazerem uso do escapulário.
Descrição: SANTOS, A. L. dos. Carmelitas: uma instituição medieval na Paraíba. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15332
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldiene Lopes dos Santos.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.