Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15333
Título: O Nordeste na telinha: telenovelas e a representação do Nordeste
Autor(es): Lima, José Evanilson de Freitas
Palavras-chave: Telenovela brasileira
Representação
Nordeste
Crítica
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: As telenovelas são atualmente um dos programas mais vistos na televisão brasileira, tendo recorde de público. A exibição ocorre nos principais horários das grandes emissoras abertas no Brasil. Dentro do mercado da teledramaturgia, o padrão Globo de qualidade é destaque neste empreendimento nunca antes alcançado por outra emissora. O conteúdo abordado nas telenovelas são diversos, como também as respectivas ambientações. Dentro das regiões abordados temos a presença do Nordeste em diversas tramas. Porém, é necessário ater-se ao tipo de abordagem promovida na televisão sobre o Nordeste brasileiro. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo realizar a análise da representação da região nordestina a partir das telenovelas Tieta, Pedra Sobre Pedra e Velho Chico, objetivando o olhar do outro (autor e diretor), sobre o Nordeste. Metologicamente, partimos da análise de cenas, cenografia, perfis de personagens e figurinos, a fim de evidenciar os elementos usados na representação do Nordeste. Tomamos como base os estudos de ALBUQUERQUE (2011), OLIVEIRA (1981) e SILVEIRA (2009), que nos apresenta a história da construção do Nordeste, além da colaboração de HAMBUGUER (2005) e ALENCAR (2002), que trazem a constituição da telenovela no seio brasileiro.
Descrição: LIMA, J. E. de F. O Nordeste na telinha: telenovelas e a representação do Nordeste. 2017. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15333
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Evanilson de Freitas Lima.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.