Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15334
Título: A educação e a ética do cuidado de si como prática de liberdade em Michel Foucault
Autor(es): Batista, Tarciano Silva
Palavras-chave: Educação
Práticas de liberdade
Cuidado de si
Hermenêutica do sujeito
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar e problematizar os conceitos foucaultianos de cuidado de si e práticas de liberdade e suas possibilidades para a análise social (com destaque para a Educação), bem como discutir alguns dos seus principais desdobramentos contemporâneos. Para tanto, tomamos como referencial teórico as considerações foucautianas encontradas ao longo do livro A Hermenêutica do Sujeito. A partir de uma revisão bibliográfica, entendemos que a moral grega, retomada por Foucault nos seus últimos escritos, se refere ao caráter individual do sujeito, mais precisamente de uma forma pessoal de conduzir a vida em base ao que podemos denominar de “arte de viver”. Numa concepção de que a história é um olhar sobre o nosso presente e que a prática do filosofar deve ter como base pensar o presente, podemos observar que o pensador busca compreensões de uma ética-estética da existência ao longo da uma história da humanidade que não é linear, nem contínua, mas descontínua e com rupturas. Assim, constatamos que as formas de vida dos seres humanos, sobretudo, aquelas no campo educacional, que poderia ser tida como uma obra de arte e modo de existir foi deixada de lado e substituídas por uma valorização do conhecimento e um buscar verdadeiro.
Descrição: BATISTA, T. S. A educação e a ética do cuidado de si como prática de liberdade em Michel Foucault. 2017. 51f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15334
Aparece nas coleções:I - EFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tarciano Silva Batista.pdf684.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.