Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15338
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Waldileny de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-09T14:42:33Z | - |
dc.date.available | 2018-02-09T14:42:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-13 | - |
dc.identifier.other | 370.152 3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15338 | - |
dc.description | LIMA, W. de. O. La pizarra digital interactiva como un recurso de enseñanza/aprendizaje en las clases de e/le. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao longo dos anos, vários dispositivos tecnológicos foram desenvolvidos e continuam a desenvolver-se com o objetivo de possibilitar melhorias nos processos educacionais, integrando aulas mais atraentes e entre outros. Entre eles está o quadro negro ou lousa e seus sucessores. O foco deste estudo é refletir sobre a evolução do quadro negro e seus sucessores, precisamente a lousa digital interativa, bem como investigar seu potencial de uso e suas contribuições para o ensino/aprendizagem de E/LE no processo educacional. O método de pesquisa utilizado foi uma abordagem qualitativa de caráter explicativo com entrevistas semiestruturadas. Sobre o conteúdo abordado utilizamos diferentes teorias da aquisição da linguagem: Krashen (1983), Skinner (1953), Vygotsky (1978) e Chomsky (1998); como fontes importantes sobre o uso da lousa digital interativa: González (2012), Levy (2002), Nakashima (2007) e Amaral (2007), além de pesquisa bibliográfica, contando como principais fontes de pesquisa os livros: "Tecnologias para aprender" de Carla Viana Coscarelli (org). , (2016), "Teorias e Práticas em Tecnologias Educacionais" de Carolina Cavalcanti Bezerra (org.), (2016) e "Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação" por Lilian Bacich (org.) (2015). Cuja fundação permitiu abordar questionários entre professor e estudantes da educação fundamental II, sobre o assunto proposto: o quadro digital interativo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciene de Almeida Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.title | La pizarra digital interactiva como un recurso de enseñanza/aprendizaje en las clases de e/le | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDFC-PDF - WALDILENY DE OLIVEIRA LIMA.pdf | 14.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.