Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15339
Título: Punks, espectadores da desgraça!(?) o cenário punk em João Pessoa nos anos 90
Autor(es): Nascimento, Vercauteren Rajiv Moraes do
Palavras-chave: Identidade
Anarco-punk
Punk hardcore
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Este trabalho tem como seu principal objetivo analisar como se formam as identidades do grupo que ficou conhecido como punks hardcore, na cidade de João Pessoa na década de 1990, verificando que foi um período marcado pela divisão na cena punk. Verificamos como se dá o aparecimento dos primeiros punks na capital paraibana, o período de politização em que é criado o MAP (Movimento Anarco Punk), tornando-se um movimento cultural, social e artístico, até as divergências em relação às práticas e opiniões em torno do “ser punk”, que ajudaram a forjar uma nova identidade. Além de uma pesquisa bibliográfica específica e consulta à documentários, fazemos um diálogo com pesquisadores que investigam o tema do punk/anarco-punk paraibano, porém esta pesquisa segue pelo viés da História Cultural, coletando e analisando os vestígios deixados por estes grupos, através de suas práticas e produções contraculturais, como a elaboração de fanzines, músicas, encontros, fotografias, vestimentas, expressões etc. Também analisamos as memórias através da oralidade com conversas e entrevistas que nos foram gentilmente concedidas por integrantes e “ex” integrantes, do anarco-punk e do punk hardcore desta geração. Criticada e vista como sinônimo de conformismo pelos anarco-punks, a frase: “punks, espectadores da desgraça”, segundo relatos, encontrava-se pichada no muro de uma antiga residência universitária em João Pessoa e era atribuída aos punks hardcore, como uma demonstração de seu pessimismo em relação à política e militância anarquista do outro grupo.
Descrição: NASCIMENTO, V. R. M. do. Punks, espectadores da desgraça!(?) o cenário punk em João Pessoa nos anos 90. 2017. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15339
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vercauteren Rajiv Moraes do Nascimento.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.