Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15345
Título: Trocas gasosas de melancieira cv. Crimson Sweet submetido à adubação nitrogenada e ethephon
Autor(es): Lira, Caio Renan de Sousa
Palavras-chave: Etileno
Fisiologia
Nitrogênio
Melancia
Adubação nitrogenada
Data do documento: 8-Fev-2018
Resumo: A cultura da melancia (Citullus lanatus Thumb. Mansf) é muito exigente em nutrientes, principalmente de nitrogênio, o qual é o nutriente mais utilizado, entretanto, a sua deficiência proporciona menor síntese de clorofila, em consequência a planta terá baixa eficiência na utilização da luz solar como fonte de energia no processo fotossintético, impedindo a planta de realizar funções essenciais. Contudo, o ethephon está relacionado a muitos processos fisiológicos nos vegetais, como por exemplo, seus efeitos sobre a fotossíntese, respiração, transpiração, dentre outros processos. Diante do exposto, objetivou-se com esse estudo avaliar as trocas gasosas de melancia cv. Crimson Sweet em função de diferentes doses de nitrogênio e doses de ethephon em condições de campo no semiárido paraibano. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Estadual da Paraíba, Campus IV, no período de julho a outubro de 2016, adotando-se o delineamento em blocos casualizados, os tratamentos constituíram de cinco doses de N (9; 54; 90; 126 e 171 Kg ha-1) e cinco doses de ethephon (30; 180; 300; 420 e 570 mg/L), uma testemunha e três repetições. No início do florescimento avaliaram-se as trocas gasosas. As doses de nitrogênio e ethephon exerceram influência positiva sobre as trocas gasosas das plantas de melancieira. Os maiores índices de Ci, E, A e Gs são obtidos com doses entre 58 e 171 Kg ha-1 de N e 570 mg/L de ethephon. A Gs não foi influenciada positivamente pelas doses de ethephon.
Descrição: LIRA, C. R. S. Trocas gasosas de melancieira cv. Crimson Sweet submetido à adubação nitrogenada e ethephon. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15345
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio Renan de Sousa Lira.pdf4.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.