Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15356
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, José Airton Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-15T16:45:13Z | - |
dc.date.available | 2018-02-15T16:45:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15356 | - |
dc.description | SILVA, J. A. F. da. As tecnologias assistivas e as pessoas com deficiências no ambiente escolar. 2017. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escolarização de pessoas com deficiências, observado na literatura, junto com as possibilidades do uso de recursos auxiliares a esse processo pode ser melhorado com o uso da tecnologia assistiva - TA. Estes recursos de T A no contexto escolar, vem sendo indicado para favorecer a execução de tarefas, acesso aos conteúdos pedagógicos e ao ambiente escolar auxiliando, consequentemente, o aprendizado das pessoas com mobilidade comprometida e com dificuldades na comunicação. Porém, poucos são os estudos que apontam as repercussões trazidas pela utilização desses recursos no processo de escolarização da pessoa com deficiência. O estudo buscou investigar, na literatura específica contemplada no campo das TA, como se dá a acessibilidade de pessoas com deficiência. Como objetivos específicos definimos: a) realizar pesquisa bibliográfica sobre a utilização das tecnologias assistiva para pessoas com deficiência na escola; b) Identificar na literatura analisada, os recursos de acessibilidade das pessoas com deficiência; e c) mapear experiências com o uso das TA no espaço escolar. Como resultado da investigação encontramos os estudos de Galvão Filho e Damasceno (2002; 2009); Bersch (2006; 2008); Radabaugh (1993); CAT (2007), Lei da Inclusão de Pessoas com Deficiências; entre outros. O estudo evidenciou que existem recursos de acessibilidade para as pessoas com deficiências, classificados por em quatro modalidades ou tipologias, quais sejam: como sistemas auxiliares ou prótese para a comunicação, como tecnologias utilizadas para controle do ambiente, como recursos de acessibilidade na educação e como meio de inserção no mundo do trabalho profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Marta Lucia de Souza Celino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiências | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias assistivas | pt_BR |
dc.title | As tecnologias assistivas e as pessoas com deficiências no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Airton Ferreira da Silva.pdf | 4.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.