Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15357
Título: O processo de implantação do orçamento participativo no Município de Patos
Autor(es): Batista, José Claudiano de Brito
Palavras-chave: Administração
Administração pública
Gestão pública
Orçamento participativo
Data do documento: 29-Nov-2011
Resumo: A Administração Pública tem o dever de atender com eficiência as necessidades coletivas, e evidentemente, a população espera que a gestão governamental opere de forma eficaz e transparente com os recursos públicos. Nesse sentido, o governo articula a gestão das finanças surgidas a partir da contribuição dos impostos, com o intuito de revertê-los em bens e serviços públicos de qualidade a todos os cidadãos, através do processo orçamentário. O presente artigo tem o intuito de apresentar o processo de implantação do Orçamento Participativo (OP) na administração do município de Patos - PB, analisando aspectos relevantes que tornaram possível a execução desta ferramenta inovadora de gestão. Para tanto, este estudo se valeu de uma revisão bibliográfica acerca do referido assunto, bem como, de pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa, e por sua vez de uma entrevista com o gestor público responsável pelo OP. Os resultados encontrados mostraram que o Orçamento Participativo foi implantado na cidade com o auxílio de consultoria e que o mesmo foi institucionalizado através de uma lei que criou o Conselho Municipal do Orçamento Participativo, além de um órgão criado pelo Executivo para administrar diretamente o processo popular, contudo, foi possível detectar debilidades marcantes que dificultam a gestão participativa no município.
Descrição: BATISTA. J. C. B. O processo de implantação do orçamento participativo no município de Patos – PB. 2011. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15357
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Claudiano de Brito Batista.pdf10 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.