Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15360
Título: Um estudo avaliativo da usabilidade do módulo discente do sistema acadêmico da UEPB
Autor(es): Nascimento, José Carlos Sousa do
Palavras-chave: Teste de Usabilidade
Sistema de Controle Acadêmico
Método de Percurso Cognitivo
Data do documento: 27-Jul-2017
Resumo: Este trabalho aborda a usabilidade da nova versão a V3.0 do Sistema de Controle Acadêmico da Universidade Estadual da Paraíba focado especificamente no sistema voltado para os discentes da instituição, por isso, foram realizados testes de usabilidade como um meio de identificar problemas na interação com os usuários. Para tanto foi utilizado o método de inspeção muito usado para sistema de pequeno porte e que são acessados através de um browser. Este método é o percurso cognitivo, para isso o avaliador assume o papel de usuário e faz uma varredura na interface com o objetivo de identificar os problemas. Foram usados uma série de passos para poder ter um resultado qualitativo dos dados obtidos, e também foi desenvolvido uma forma de quantificar o resultado através de um somatório de pontos positivos e negativo para determinar grau de interação da interface do sistema. Faz uma estória verídica com os dados obtidos em cada tarefa e aponta pontos na interface que podem trazer melhorias par a interação. Faz um comparativo dos resultados obtido no percurso com os dados do trabalho feito com o sistema anterior da instituição afim de identificar se obteve avanços ou não na interação. Contudo os resultados mostraram avanços na usabilidade do sistema.
Descrição: NASCIMENTO, J. C. S. Um estudo avaliativo da usabilidade do módulo discente do sistema acadêmico da UEPB. 2017. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15360
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Carlos Sousa do Nascimento.pdf10.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.