Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15361
Título: Levantamento de requisitos para o desenvolvimento de softwares de apoio pecuário para o semiárido brasileiro
Autor(es): Sobreira, Thyago Alves
Palavras-chave: Requisitos de Software
Engenharia de Software
Pecuária
Apoio sanitário de bovinos
Semiárido Brasileiro
Data do documento: 26-Jul-2017
Resumo: O processo de levantamento de requisitos é uma fase muito importante na confecção de um software, pois é nesse processo que deve-se identificar as peculiaridades que o software venha a ter, respeitando, assim, primordialmente, o desejo e as necessidades do usuário final (stakehol- ders). É levando essa premissa como um fator determinante para a fabricação e sucesso de um software, que esse trabalho tem como objetivo fazer um levantamento de requisitos para um sistema de apoio sanitário para animais bovinos, que atendam o perfil do produtor de gado no semiárido brasileiro. Para isso, foi adotado como método de levantamento de dados, um ques- tionário de perguntas objetivas e que tenham fundamento no atual cenário que se encontra a pecuária no semiárido brasileiro. Foi escolhida, para a amostra de dados, a cidade de Santa Cruz – PB, onde foram realizadas 103 entrevistas, guiadas pelo questionário elaborado pelo pesqui- sador. Com isso, foi possível identificar os requisitos funcionais e requisitos não funcionais, bem como o Persona, que apresenta na figura do stakeholder do processo.
Descrição: SOBREIRA, T. A. Levantamento de requisitos para o desenvolvimento de softwares de apoio pecuário para o semiárido brasileiro. 2017. 62 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15361
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thyago Alves Sobreira.pdf14.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.