Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15367
Título: O princípio da relatividade e a invariância das equações de Maxwell
Autor(es): Araújo, Victor Emmanoel César de
Palavras-chave: Principio da Relatividade
Eletromagnetistmo
Equações de Maxell
Data do documento: 15-Ago-2017
Resumo: Um dos princípios fundamentais da natureza é o Pincípio da Relatividade, que diz que as leis da natureza se manifestam igualmente para quaisquer observadores. As leis da Mecânica Clássica, por exemplo, são invariantes para quaisquer observadores inerciais, e por isso é impossível destinguir a situação de repouso para movimento retilineo e uni- forme na Mecânica Clássica. Neste trabalho vamos aplicar o Princípio da Relatividade ao Eletromagnetismo Clássico, relacionando dois observadores inerciais que têm movimento relativo entre si. Dado um Referencial Inercial S' que se afasta com velocidade relativística constante v de outro Referencial Inercial S, veri ca-se matematicamente que as Equações de Maxwell são as mesmas para observadores em referenciais inerciais diferentes. Aplica- mos as regras de transformação para referenciais inerciais que tínhamos até então, no caso as Transformações de Galileu, veri camos matematicamente que não seriam su cientes para descrever as quatro Equações de Maxwell em outro referencial inercial com velo- cidade relativística. Assim foi necessário propor novas transformações que satis zessem a universalidade das leis físicas, o que terminou resultando nas transformações que hoje conhecemos como as Transformações de Lorentz.
Descrição: ARAÚJO, V. E. C. O princípio da relatividade e a invariância das equações de Maxwell. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15367
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Victor Emmanoel César de Araújo.pdf12.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.