Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15371
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Dayane Galdino | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-19T11:31:35Z | - |
dc.date.available | 2018-02-19T11:31:35Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15371 | - |
dc.description | BRITO, D. G. Estratégias metodológicas para abordagem da geomorfologia no ensino: reflexões a partir das ações do subprojeto de geografia/PIBID/UEPB. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa o projeto educacional desenvolvido no âmbito do Subprojeto de Geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande-PB, na turma do 1° ano B do Ensino Médio, abordando o relevo a partir das categorias lugar e paisagem para articular os componentes físicos e sociais no espaço vivido e percebido pelos discentes. Teve como objetivo principal proporcionar aos discentes a compreensão de que o relevo exerce influência na organização espacial que estão inseridos. Como objetivos específicos, compreender o relevo de seu espaço de vivência; entender os problemas socioambientais oriundos do processo de sua ocupação; e, por fim, construir uma compreensão espacial, contributiva com a formação cidadã. Para tanto, baseouse na abordagem escalar do mesorrelevo, focando os divisores de águas, a vertente, o vale, o fundo de vale e a planície de inundação, por meio da confecção de maquete da Bacia Hidrográfica do Riacho das Piabas, estudo do meio e uma palestra ministrada pela Defesa Civil. A pesquisa desenvolvida é de caráter qualitativo com base na pesquisa-ação. Ao término da intervenção didático-pedagógica, resultados positivos foram alcançados, haja vista que foi despertado o interesse e a participação dos discentes, além de que compreenderam o papel do relevo na espacialidade que vivenciam, sendo importante estudá-lo. Portanto, construiu-se a compreensão da importância que o processo de ocupação do mesorrelevo se dê de modo adequado, demonstrando que o ensino de Geografia pode contribuir para uma formação cidadã. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Relevo | pt_BR |
dc.subject | Geomorfologia | pt_BR |
dc.title | Estratégias metodológicas para abordagem da geomorfologia no ensino: reflexões a partir das ações do subprojeto de geografia/PIBID/UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Dayane Galdino Brito.pdf | 11.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.