Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15375
Título: Morfometria de sementes de Erythrina Velutina Willd. (Fabaceae)
Autor(es): Bezerra, Mércia Diniz
Palavras-chave: Morfologia
Biometria
Caatinga
Espécie florestal
Data do documento: 19-Fev-2018
Resumo: O conhecimento dos aspectos morfológicos de sementes e plântulas pode ser usado em estudos de taxonomia, na interpretação de testes de germinação em laboratórios, trabalhos em viveiro e em estudos relacionados à ecologia da espécie. Considerando à escassez de estudos sobre a espécie, esse trabalho teve como objetivo avaliar a morfometria de sementes e plântulas de mulungu (Erythrina velutina Willd.), provenientes do município de Soledade-PB. O trabalho foi realizado no Laboratório de Ecofisiologia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus IV, Catolé do Rocha-PB, no período de maio a junho de 2015. As sementes foram coletadas no solo, embaixo de árvores matrizes distribuídas em diferentes fragmentos florestais, no município de Soledade - PB, safra 2015. Em seguida, as sementes foi transportado para o laboratório, onde foram armazenadas em ambiente apropriado e posteriormente realizou-se avaliações em 100 sementes. Para avaliação das dimensões das sementes foram mensuradas: comprimento, largura, espessura e o peso de cada semente, com auxílio de um paquímetro com 0,05 mm de precisão. As sementes são do tipo estenospérmicas, possuem formato rêniforme, ápice e base arredondados, com textura dura, tegumento de coloração vermelho-alaranjado, glabro e lustroso; possuem comprimento médio de 12,42 mm, largura média de 7,17 mm, espessura média de 7,71 mm e peso médio de 0,3712 g; a frequência relativa das sementes indicaram predominância de 39% com comprimento variando entre 11,5 a 12,5 mm, 46% com largura variando de 6,7 a 7,4 mm, 45% com espessura variando entre 7,6 a 8,3 mm e 36% do peso variando de 0,34 a 0,41 mm; possuem caracteres morfológicos bastante homogêneos, podendo ser utilizados em estudos com a finalidade de identificação de lotes de sementes, teste de germinação e o seu reconhecimento e identificação em laboratório ou campo.
Descrição: BEZERRA, M. D. Morfometria de sementes de Erythrina Velutina Willd. (Fabaceae). 2017. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15375
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mércia Diniz Bezerra.pdf2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.