Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15382
Título: Os números racionais e o uso da calculadora comum em sala de aula
Autor(es): Lima, Maxmüller Alves de
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Calculadora
Recursos didáticos
Números racionais
Problemas matemáticos
Data do documento: Dez-2016
Resumo: Este estudo teve por objetivo verificar as contribuições dadas pelo uso da calculadora ao resolver problemas matemáticos com números racionais. Para tanto, a discussão teórica está embasada nos trabalhos de Medeiros (2003) que trata do uso de calculadora. Repski e Caetano (2013) sobre a calculadora nas aulas de matemática e Bertoni (2009) com o ensino dos números racionais entre outros. A referida pesquisa é de cunho qualitativo. A metodologia consiste na aplicação de uma sequência de atividade para os alunos do 2ª ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto da cidade de Serra Redonda – PB. Os resultados apontam um índice alto de acertos, sendo satisfatório como resultados da pesquisa apontada, mostrando um bom desempenho por meio dos alunos ao trabalhar estas questões envolvendo os números racionais e o uso da calculadora. Trazendo assim, conhecimentos novos, abrangentes para os alunos participantes no que diz respeito a aulas de matemática com o uso de recursos tecnológicos didáticos.
Descrição: LIMA, M. A. de. Os números racionais e o uso da calculadora comum em sala de aula. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15382
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maxmüller Alves de Lima.pdfPDF - Maxmüller Alves de Lima13.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.