Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15382| Título: | Os números racionais e o uso da calculadora comum em sala de aula | 
| Autor(es): | Lima, Maxmüller Alves de | 
| Palavras-chave: | Ensino de Matemática Calculadora Recursos didáticos Números racionais Problemas matemáticos | 
| Data do documento: | Dez-2016 | 
| Resumo: | Este estudo teve por objetivo verificar as contribuições dadas pelo uso da calculadora ao resolver problemas matemáticos com números racionais. Para tanto, a discussão teórica está embasada nos trabalhos de Medeiros (2003) que trata do uso de calculadora. Repski e Caetano (2013) sobre a calculadora nas aulas de matemática e Bertoni (2009) com o ensino dos números racionais entre outros. A referida pesquisa é de cunho qualitativo. A metodologia consiste na aplicação de uma sequência de atividade para os alunos do 2ª ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Adauto da cidade de Serra Redonda – PB. Os resultados apontam um índice alto de acertos, sendo satisfatório como resultados da pesquisa apontada, mostrando um bom desempenho por meio dos alunos ao trabalhar estas questões envolvendo os números racionais e o uso da calculadora. Trazendo assim, conhecimentos novos, abrangentes para os alunos participantes no que diz respeito a aulas de matemática com o uso de recursos tecnológicos didáticos. | 
| Descrição: | LIMA, M. A. de. Os números racionais e o uso da calculadora comum em sala de aula. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | 
| URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15382 | 
| Aparece nas coleções: | 03 - TCC | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PDF - Maxmüller Alves de Lima.pdf | PDF - Maxmüller Alves de Lima | 13.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

