Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Ana Patrícia Martins-
dc.date.accessioned2018-02-19T15:08:37Z-
dc.date.available2018-02-19T15:08:37Z-
dc.date.issued2016-11-01-
dc.identifier.otherCDD 370.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15383-
dc.descriptionBARROS, A. P. M. Enfoque CTSA no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica: Elaboração e aplicação de uma proposta didática para ensinar o conteúdo de gases. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de química está cada vez mais, buscando-se trabalhar os conteúdos da disciplina na perspectiva cotidiana do aluno, usando exemplos que possam ser observados no seu cotidiano e o meio social que sua escola está inserida, visando assim um meio para uma melhor compreensão. Busca-se a utilização de novos métodos de ensino exige o professor a incorporação de novas propostas metodológicas de ensino, bem como a utilização de recursos e estratégias didáticas pedagógicas, para tornar as aulas de química mais dinâmica e motivadoras, promovendo assim uma aprendizagem mais significativa. Neste contexto o objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma proposta de ensino com o uso de alguns recursos audiovisuais como ferramentas auxiliares no processo de ensino dos conceitos científicos de gases, utilizando como tema gerador a poluição atmosférica. A proposta foi executada na perspectiva do enfoque CTSA. A pesquisa foi realizada em uma Escola Pública estadual do município de Queimadas-PB. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa. O público alvo foram trinta e um estudantes (31) estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários para verificar a avaliação da proposta didática apresentada. Os resultados obtidos foram sistematizados e apresentados em gráficos e quadros, discutidos e interpretados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a proposta didática foi bem aceita pelos alunos, favorecendo as relações professor aluno, motivando- os no processo de ensino e aprendizagem e despertou interesse pelo estudo da disciplina de química.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Gilberlâneo Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectEnfoque CTSApt_BR
dc.subjectEstudo dos gasespt_BR
dc.titleEnfoque CTSA no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica: Elaboração e aplicação de uma proposta didática para ensinar o conteúdo de gasespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Patrícia Martins Barros.pdfPDF - Ana Patrícia Martins Barros14.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.