Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15383
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Ana Patrícia Martins | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-19T15:08:37Z | - |
dc.date.available | 2018-02-19T15:08:37Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15383 | - |
dc.description | BARROS, A. P. M. Enfoque CTSA no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica: Elaboração e aplicação de uma proposta didática para ensinar o conteúdo de gases. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de química está cada vez mais, buscando-se trabalhar os conteúdos da disciplina na perspectiva cotidiana do aluno, usando exemplos que possam ser observados no seu cotidiano e o meio social que sua escola está inserida, visando assim um meio para uma melhor compreensão. Busca-se a utilização de novos métodos de ensino exige o professor a incorporação de novas propostas metodológicas de ensino, bem como a utilização de recursos e estratégias didáticas pedagógicas, para tornar as aulas de química mais dinâmica e motivadoras, promovendo assim uma aprendizagem mais significativa. Neste contexto o objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma proposta de ensino com o uso de alguns recursos audiovisuais como ferramentas auxiliares no processo de ensino dos conceitos científicos de gases, utilizando como tema gerador a poluição atmosférica. A proposta foi executada na perspectiva do enfoque CTSA. A pesquisa foi realizada em uma Escola Pública estadual do município de Queimadas-PB. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa. O público alvo foram trinta e um estudantes (31) estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários para verificar a avaliação da proposta didática apresentada. Os resultados obtidos foram sistematizados e apresentados em gráficos e quadros, discutidos e interpretados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a proposta didática foi bem aceita pelos alunos, favorecendo as relações professor aluno, motivando- os no processo de ensino e aprendizagem e despertou interesse pelo estudo da disciplina de química. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Gilberlâneo Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Proposta didática | pt_BR |
dc.subject | Enfoque CTSA | pt_BR |
dc.subject | Estudo dos gases | pt_BR |
dc.title | Enfoque CTSA no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica: Elaboração e aplicação de uma proposta didática para ensinar o conteúdo de gases | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ana Patrícia Martins Barros.pdf | PDF - Ana Patrícia Martins Barros | 14.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.