Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15387
Título: Avaliação da multiplicação de bifidobactérias em meio contendo hidrolisado proteico de soro de leite
Autor(es): Brito, Layse Ferreira de
Palavras-chave: Probióticos
Bifidobactérias
Hidrolisado proteico
Soro de leite
Data do documento: 14-Out-2016
Resumo: Uma das causas da disbiose intestinal é devido ao uso indiscriminado de antibióticos. Um maior uso de microrganismos probióticos em alimentos torna-se atrativo para que ocorra uma recuperação mais rápida da microbiota intestinal, prevenindo o aparecimento de doenças oportunistas. Dessa forma, é visto como algo interessante e necessário a ampliação da variedade de alimentos contendo tais microrganismos, bem como o estudo de ingredientes que estimulem a viabilidade dos probióticos nos produtos. O hidrolisado proteico de soro de leite é um ingrediente que poderia auxiliar a multiplicação de bifidobactérias em alimentos. Neste estudo, foi analisada a viabilidade de três cepas de bifidobactérias (Bifidobacterium animalis subsp. lactis BB12, Bifidobacterium bifidum CCT7603 e Bifidobacterium longum BLG301) em caldo de Man Rogosa Sharpe (MRS) com cisteína na presença de diferentes concentrações de hidrolisado proteico de soro de leite (0 mg/ml, 0,0125 mg/ml, 0,25 mg/ml, 0,5 mg/ml e 1 mg/ml), incubado em condições de anaerobiose por 24 h a 37°C. Posteriormente foi efetuado o plaqueamento em profundidade das diluições decimais seriadas dos microrganismos nos caldos (método de pour plate) em ágar MRS com cisteína e incubação em condições de anaerobiose a 37°C por 72 h para a contagem de colônias nas placas. Foram efetuadas análises estatísticas para as comparações do comportamento das bactérias na presença do hidrolisado proteico de soro de leite e a avaliação de seu metabolismo. Apesar do hidrolisado proteico, independentemente da sua concentração utilizada, não ter resultado em diferenças significativas (p>0,05) na viabilidade das bifidobactérias estudadas, observou-se que a cepa B. bifidum CCT7603 obteve o resultado mais promissor dentre os três microrganismos analisados, apresentando a maior multiplicação na presença daquele ingrediente, particularmente na concentração de 0,5 mg/ml, em comparação às demais. Considerando a possibilidade de uso de uma cultura de bifidobactérias em um produto contendo hidrolisado proteico, entre aquelas avaliadas no presente estudo, seria, portanto, escolhida a cepa B. bifidum CCT7603.
Descrição: BRITO, L. F. de. Avaliação da multiplicação debifidobactérias em meio contendo hidrolisado proteico de soro de leite. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15387
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Layse Ferreira de Brito.pdfPDF - Layse Ferreira de Brito9.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.