Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15395
Título: Adoção por casais homoafetivos: uma nova configuração familiar
Autor(es): Dornelas, Chiara Brigida Almeida de Sena
Palavras-chave: Adoção
Família
Homoafetividade
Data do documento: 21-Dez-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho aborda a adoção por casais homoafetivos. A aproximação ao tema se deu a partir da experiência de estágio não obrigatório realizado na Vara Privativa da Infância e da Juventude do município de Campina Grande (PB), no período de maio a dezembro de 2017. Neste estudo o objetivo geral foi discutir a nova configuração familiar representada pelos casais homoafetivos e como objetivos específicos buscar entender o instituto da adoção numa perspectiva histórica, refletir sobre contemporaneidade e apreender o debate em torno da adoção por casais homoafetivos. O estudo foi de natureza qualitativa, realizado a partir da pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados apontam, assim como nos mostram autores como Cruz, Dias e Silva, que a adoção é uma prática antiga que atendeu a fins diversos desde seu início. É algo da contemporaneidade sua concepção vinculada ao direito de crianças e adolescentes de viverem em ambiente familiar e comunitário. Podemos observar também a evolução histórica da família e suas configurações mais flexíveis na atualidade, podendo incluir casais heterossexuais com ou sem filhos, pessoas que vivem sós, e casais homoafetivos, os quais têm buscado o direito de adotar crianças e adolescentes. É possível identificar alguns avanços nessa área no Brasil, mas muitos desafios ainda se colocam para esse segmento social. homoafetivos ainda é realizada a partir da adoção unilateral, quando apenas um da relação homoafetiva realiza a adoção de fato e de direito.
Descrição: DORNELAS, C. B. A. de S. Adoção por casais homoafetivos: uma nova configuração familiar. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15395
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Chiara Brigida Almeida de Sena Dornelas.pdf6.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.