Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1540
Título: Os Paralamas do Sucesso e o rock brasileiro dos anos 1980
Autor(es): Azevêdo, Cícero Camilo de Sena
Palavras-chave: Música - rock
Censura
Ditadura militar
Data do documento: 12-Ago-2013
Resumo: Nos anos 80, após a abertura política a nova geração “já não era tão cativada pela música popular brasileira, que muitas vezes, se expressava com letras carregadas de denúncias sociais e usando metáfora para driblar a censura da década anterior”. (CARMO, 2001, p.139) No início de 1980, surge uma nova fase na história brasileiras. Era o período de transição da ditadura militar para o momento democrático, com isso ocorreu o retorno dos exilados, entre eles os artistas que com o fim da censura passaram a regravação de músicas anteriormente proibidas.É nessa mesma época que despontam várias bandas de rock como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Titãs, Ultraje a Rigor , RPM, Legião Urbana, Vímana, Ira!, Ratos de Porão e Sepultura entre outras, que haviam crescido em meio à ditadura militar. A repulsa não poderia deixar de estar presente em suas músicas, não com a mesma linguagem dos grupos dos anos 60 e 70, mas com palavras voltadas para a geração que como eles haviam vivenciado a ditadura. Sob esta perspectiva. Temos como objeto analisar a letra da música Selvagen? Dos Paralamas do Sucesso, buscando entender quais os temas citados na música e como Herbert Vianna aborda.
Descrição: AZEVÊDO, C. C. de. S. Os Paralamas do Sucesso e o rock brasileiro dos anos 1980. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1540
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Camilo de Sena Azevêdo.pdfCícero Camilo de Sena Azevêdo3.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.