Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15403
Título: A China no conselho ártico
Autor(es): Lopes, Viviane Carvalho
Palavras-chave: China
Conselho Ártico
Ártico
Data do documento: 5-Dez-2017
Resumo: Este artigo se propõe a verificar as principais motivações da China na sua aproximação do Conselho Ártico. Esta pesquisa teve como objetivo realizar um breve histórico do Conselho Ártico, verificar a decisão da China de aproximar-se do Conselho Ártico, e constatar se a China tem ou não uma política voltada para o Ártico. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de apresentar um marco atual sobre o tema. Foi possível concluir que a China se utilizou de estratégias bilaterais e multilaterais de aproximação e que suas motivações na sua entrada no Conselho Ártico perpassam pelas perspectivas minerais, energéticas e marítimas que a região pode oferecer, e que mesmo não admitindo uma política oficial voltada ao Ártico, todos os seus movimentos em relação a essa região indicam que ela tem sim uma política direcionada, participativa e estratégica voltada para o Ártico. O artigo é divido em quatro partes: a primeira, perpassa pelos processos de formação e funcionamento do Conselho Ártico; a segunda, trata especificamente das motivações chinesas no seu ingresso no Conselho Ártico; a terceira, traz um diagnóstico geopolítico e as estratégias chinesas de aproximação; e finalmente, a quarta parte que questiona os movimentos da China no Ártico e se de fato existe uma política voltada ao Ártico.
Descrição: LOPES, V. C. A China no conselho ártico. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15403
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Carvalho Lopes.pdfViviane Carvalho Lopes11.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.