Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15405
Título: Memória cultural cinematográfica da cidade de Remígio - Paraíba: a importância de rememorar o passado
Autor(es): Costa, Lucicleide Azevedo dos Santos
Palavras-chave: Cinema de rua
Memória cinematográfica
Remígio/PB
Data do documento: 29-Nov-2017
Resumo: A importância de rememorar o passado para se ter uma fonte de informações sobre a história é de suma importância para que a sociedade se desenvolva de maneira satisfatória em termos de conhecimentos sobre suas raízes, onde toda cultura que já foi implantada há algum tempo, não seja esquecida. Buscar informações que contenham a história de um determinado lugar é algo que renove o passado, trazendo para sociedade a necessidade de se preservar toda cultura que lhes possa reacender um passado de conhecimentos e aprendizados. O Cinema, por sua vez, adéqua uma liberdade cultural, que pode estar se perdendo ao longo do tempo. O papel do cinema vai além da ficção, a própria história da sociedade em questão se perde quando deixamos escapar de nossos dias a valorização de um espaço cultural como este. Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo de conhecer a história do cinema de rua da cidade de Remígio-PB, localizada no Brejo paraibano, registrando aspectos relevantes desde o Cine São José, até o atual Cinema, o Cine RT. Por muito tempo ele ficou sem funcionar, anos depois foi reaberto com o nome Cine RT. Para conferir os efeitos propostos, foi realizado um trabalho de campo com entrevistas semiestruturadas, desse modo buscamos relatar situações que marcaram a época do primeiro Cinema de rua em Remígio como também saber como a população remigense atua como espectador da sétima arte. Através de dados bibliográficos, conversa obtida com moradores da cidade e com o atual proprietário do Cinema de rua, foi possível perceber que existe um reconhecimento por parte dos moradores ao fundador do Cine São José, o Sr. José Leal, e ao atual proprietário do Cine RT Regilson Cavalcante por ter tido a coragem e determinação de reinaugurá-lo.
Descrição: COSTA, L. A. dos S. Memória cultural cinematográfica da cidade de Remígio - Paraíba: a importância de rememorar o passado. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15405
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucicleide Azevedo dos Santos Costa.pdfLucicleide Azevedo dos Santos Costa13.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.