Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15416
Título: A documentoscopia como evolução da diplomática nos processos informacionais dos documentos fisicos
Autor(es): Silva, Elyvelton Yure Pessoa da
Palavras-chave: Arquivologia
Diplomática
Documentoscopia
Data do documento: 6-Dez-2017
Resumo: No âmbito das Ciências da Informação e do conhecimento existem várias áreas de pesquisa voltadas para a esfera acadêmica e profissional, uma dessas áreas que vêm crescendo nos últimos anos é a Arquivologia. Este trabalho procura explorar com base no exposto e nas pesquisas feitas, a Documentoscopia como uma evolução da Diplomática, tendo como base que as duas áreas trabalham com o mesmo objeto de estudo, o documento. Assim, apresentaremos os conceitos da Documentoscopia, sua história, suas técnicas de trabalho, as áreas que ela atua, afim de entender e fazer as devidas relações com a Diplomática. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, apresentando as bases teóricas que constituem a área e como poderá ser explorada junto à Arquivologia. O levantamento teórico apresentado a partir da pesquisa foram que há um aparente desconhecimento entre as áreas aqui tratadas. Na esfera acadêmica, poderá ser trabalhada junto à Diplomática no ensino e pesquisa nas Universidades que oferecem o curso de Arquivologia ou da área criminal. Por fim, observamos que a Documentoscopia é um campo novo e vasto, ainda podendo ser amplamente explorado dentro das universidades, bem como profissionalmente, aparecendo como uma nova habilidade e competência para o arquivista.
Descrição: SILVA, E. Y. P. da. A documentoscopia como evolução da diplomática nos processos informacionais dos documentos fisicos. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15416
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elyvelton Yure Pessoa da Silva.pdfElyvelton Yure Pessoa da Silva5.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.