Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15425
Título: Gerenciamento eletrônico de documentos do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba
Autor(es): Oliveira, Juliana Silva de
Palavras-chave: Suporte eletrônico de documentos
Tecnologia da informação
Gerenciamento eletrônico de documentos
Data do documento: 9-Jul-2015
Resumo: Com a chegada da Era da informação houve uma ‘explosão’ informacional fazendo com que os documentos em suporte de papel se acumulassem de tal forma que a massa documental tornou-se um fator preocupante para os órgãos mantenedores. Com os avanços tecnológicos foi criada a Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC’s com o intuito de tentar resolver não só o problema da massa documental acumulada (MDA) e a celeridade nas atividades administrativas, mas principalmente tornar as informações acessíveis aos usuários internos e externos. O presente estudo foi realizado no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, órgão responsável pela fiscalização dos gastos públicos do Estado e tem como objetivo apresentar como se dá o processo de gerenciamento eletrônico dos documentos (GED) do TCE/PB, que inclui entre outras etapas, a digitalização, o sistema de informação e a preservação digital. O percurso metodológico destaca a classificação empírica, com abordagem qualitativa e tipo de pesquisa exploratório-descritivo. Por fim, verificou-se que mesmo com todas as limitações apresentadas pelo TCU-PB, percebe-se o interesse da instituição em modernizar os tramites através da digitalização, porém, em muitos momentos percebe-se a falta de planos abrangentes que perpasse todas as etapas da gestão.
Descrição: OLIVEIRA, J. S. de. Gerenciamento eletrônico de documentos do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15425
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Silva de Oliveira.pdfJuliana Silva de Oliveira7.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.