Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15430
Título: O Instituto Histórico e Geográfico Paraibano: olhares da Arquivologia sobre um arquivo local
Autor(es): Lira, Eveline Suellen Monteiro de
Palavras-chave: Instituições históricas
Arquivo do IHGP
Práticas arquivísticas
Data do documento: 4-Dez-2017
Resumo: O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro foi criado em 1838 para construir uma história brasileira. Outro importante foco de tal instituição era descobrir quais as bases estruturais da identidade cultural brasileira. Para isto, foi necessário criar instituições afins, em todo o território brasileiro, que investigassem as origens do povo brasileiro e se construísse assim uma única história, tornando esta nação única e coesa. Uma destas instituições foi o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, o qual foi por muito tempo o mais importante centro de produção histórico-cultural da Paraíba. Esta pesquisa teve por finalidade relatar como se encontra atualmente o arquivo desse instituto, bem como observar quais as práticas arquivísticas estão sendo aplicadas ou mesmo se há ausência destas. Nossa metodologia foi o mapeamento das práticas arquivísticas do instituto paraibano a partir do acervo, dos profissionais e do espaço da instituição. Por fim, constatamos que o arquivo ainda apresenta alguns problemas, como a falta do profissional arquivista e procedimentos técnicos de preservação e conservação do acervo. Isto demostra que ainda há muito a ser realizado em termos de valorização do profissional qualificado para realizar o trabalho em arquivo, das práticas arquivísticas e da conscientização da importância dos arquivos para a sociedade.
Descrição: LIRA, E. S. M. de. O Instituto Histórico e Geográfico Paraibano: olhares da Arquivologia sobre um arquivo local. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15430
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eveline Suellen Monteiro de Lira.pdfEveline Suellen Monteiro de Lira6.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.