Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15432
Título: Desindustrialização brasileira: uma análise do desenvolvimento pautado nas condicionalidades do consenso de Washington
Autor(es): Portela, Polianna de Almeida
Palavras-chave: Desenvolvimento
Consenso de Washington
Desindustrialização
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Ascender à classe de nações desenvolvidas faz parte da agenda de muitos países latinos americanos, e para concretizar esse objetivo muitos se norteiam por regulamentações políticas e econômicas dominantes no meio internacional. Desse modo, o presente artigo buscou compreender como as condicionalidades do Consenso de Washington atuaram na contramão do desenvolvimento nacional, sendo constatado que a adoção de medidas neoliberais desencadeou um processo de desindustrialização no Brasil. Para tanto, o trabalho encontra-se estruturado na seguinte forma: inicialmente desenvolveu-se uma análise acerca das recomendações provenientes do Consenso de Washington aos países da América Latina. Em seguida discutiu-se sobre o desenvolvimento pautado na visão neoliberal em contrapartida àquele pautado na visão estruturalista. Por fim, foi explorado o fenômeno da desindustrialização brasileira e como o desenvolvimento do país é afetado por esse processo.
Descrição: PORTELA, P. de A. Desindustrialização brasileira: uma análise do desenvolvimento pautado nas condicionalidades do consenso de Washington. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15432
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Polianna de Almeida Portela.pdfPolianna de Almeida Portela9.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.