Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15434
Título: O feminismo islâmico e a relação entre política, religião e opressão feminina
Autor(es): Pieri, Laura Maria Brito de
Palavras-chave: Feminismo islâmico
Oriente Médio
Religião
Data do documento: 1-Set-2017
Resumo: Este artigo objetiva demonstrar como o feminismo islâmico aborda a opressão feminina dentro da relação com a religião e com a política, demonstrando que a religião, originariamente com uma mensagem de igualdade e justiça social, foi reinterpretada de modo a justificar as relações de poder opressoras dentro do Estado islâmico para a manutenção de privilégios políticos da elite masculina. Em sua primeira parte, será apresentado os feminismos dentro das Relações Internacionais e as contribuições do feminismo islâmico para a emancipação das mulheres, abordando a religião como um instrumento de luta para as reivindicações feministas. Dessa maneira, na segunda parte será aprofundado o pensamento religioso e como este se contrapõe ao projeto iluminista, que se coloca como um caminho universal para o conhecimento. Por fim, na última parte, será estudado a relação entre a opressão feminina e a formação das instituições sociopolíticas, que já eram patriarcais antes mesmo do Islamismo. Para reforçar esse argumento, será estudado o mito do estado-nação e como este, ao manter as dicotomias de gênero, contribuiu para espalhar uma mensagem de inferioridade política da mulher, erroneamente justificada pela religião. Logo, este artigo conclui que o Islã pode ter uma mensagem pós-patriarcal se as interpretações originais de igualdade de gênero forem restauradas, de modo a respeitar a cultura e a religião da sociedade, ao mesmo tempo em que se utiliza da própria mensagem religiosa para demandar uma reforma nas instituições políticas para as mulheres.
Descrição: PIERI, L. M. B. de. O feminismo islâmico e a relação entre política, religião e opressão feminina. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15434
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laura Maria Brito de Pieri.pdfLaura Maria Brito de Pieri10.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.