Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15436
Título: As teorias da geopolítica e a Rússia: entre o poder terrestre e o poder marítimo
Autor(es): Lucena Neto, José Barbosa de
Palavras-chave: Geopolítica
Rússia
Ártico
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: A Geopolítica é um ramo das Ciências Políticas e, consequentemente, das Relações Internacionais que busca compreender as relações entre Estado nacional e território no plano da política internacional. Dentro do estudo da Geopolítica duas teorias clássicas se destacam, uma antagônica à outra: a teoria do Poder Terrestre e a teoria do Poder Marítimo. Partindo desse referencial teórico, o presente artigo pretende analisar como os princípios dessas duas teorias clássicas têm influenciado as estratégias militares da Rússia ao longo da história e, principalmente, na reorganização das mesmas no período pós-Guerra Fria. Utilizando-se do método dedutivo, partindo do geral com a explanação das duas grandes teorias rivais, para o específico ao abordar os eventos históricos e políticos relacionados às diretrizes de ambas as vertentes, o artigo tem como procedimento técnico o estudo caso, de caráter exploratório, com revisão bibliográfica de artigos científicos e livros acadêmicos. Desta forma, o artigo tem como objeto de estudo a atuação recente da Federação Russa no Ártico, haja vista o novo panorama geopolítico surgido com o degelo que possibilitou a abertura de novas rotas marítimas nessa região, concluindo que a Rússia continua utilizando sua estratégia tradicional do poder terrestre, porém associando-a a novas alternativas por meio do Poder Marítimo, com vistas a recuperar o antigo status que possuía no período imperial e soviético.
Descrição: LUCENA NETO, J. B. de. As teorias da geopolítica e a Rússia: entre o poder terrestre e o poder marítimo. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15436
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Barbosa de Lucena Neto.pdfJosé Barbosa de Lucena Neto12.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.