Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15440
Título: A romaria do Cristo Rei de Itaporanga - Pb: patrimônio imaterial
Autor(es): Amaral, Diana Izidio de Lima
Palavras-chave: Romaria de Cristo Rei
Preservação cultural
Patrimônio imaterial
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: A manifestação da Romaria de Cristo Rei é uma expressão cultural e tradicional com ênfase na fundamentação e sustentação da memória afetiva, além do conhecimento histórico da formação de determinadas comunidades, que é realizado na Serra do Cantinho da cidade de Itaporanga-Pb. Este artigo visa registrar as experiências dos Romeiros e o papel social desta manifestação cultural, identificando simbólica a motivação para a realização deste ato público e os autores envolvidos. Para tanto, foi realizado inicialmente uma pesquisa bibliográfica e documental dos lugares – chaves (alvo das romarias). Em seguida, buscou-se conhecer a realidade dos autores envolvidos, através da coleta de documentos e dados. Como resultado, identificou-se a importante função da igreja católica em proporcionar o desenvolvimento religioso e socioeconômico, beneficiando a população e visitantes.
Descrição: AMARAL, D. I. de L. A romaria do Cristo Rei de Itaporanga - Pb: patrimônio imaterial. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15440
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diana Izidio de Lima Amaral.pdfDiana Izidio de Lima Amaral5.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.