Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15446
Título: Custos tangíveis e intangíveis do tratamento de lesão por pressão: Uma revisão integrativa
Autor(es): Lopes, Daiane Rodrigues
Palavras-chave: Lesões
Lesão por pressão
Lesão por pressão - Tratamento
Enfermagem
Data do documento: 9-Nov-2016
Resumo: INTRODUÇÃO: As lesões por pressão (LPP) se caracterizam como danos a integridade da pele e tissular que geram grandes agravos a condição de saúde do indivíduo como um todo, com consequências a seus cuidadores, familiares e todo seu ciclo social. Os danos ocasionados por esse tipo de lesão podem ser tangíveis ou intangíveis, ou seja, podem ser mensurados ou não, cada um necessitando de uma abordagem e conhecimentos específicos. JUSTIFICATIVA: faz-se necessário buscar identificar e descrever quais os principais custos tangíveis e intangíveis do desenvolvimento de LPP, ajudando na compreensão do quadro geral de agravos ocasionados por esse tipo de lesão dentro do ambiente hospitalar. OBJETIVO: Identificar publicações nacionais da área de Enfermagem que tratem sobre os custos tangíveis e intangíveis do desenvolvimento de LPP. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, cujas buscas se deram em bancos de dados nacionais e internacionais. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Após aplicados os critérios de inclusão e de exclusão e eliminar os artigos repetidos, foram aceitos 11 artigos que formaram o corpo da presente análise, de onde foram extraídos dois subtítulos discutidos: custos tangíveis do desenvolvimento de LPP e custos intangíveis do desenvolvimento de LPP. CONSIDERAÇÕES FINAIS: foi possível através do presente estudo verificar quais são os principais custos do desenvolvimento de LPP descritos pela literatura.
Descrição: LOPES, D. R. Custos tangíveis e intangíveis do tratamento de lesão por pressão: Uma revisão integrativa. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15446
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daiane Rodrigues Lopes.pdfPDF - Daiane Rodrigues Lopes6.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.