Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15454
Título: Jogo digital Coleta Matemática: Uma proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem de contagem numérica
Autor(es): Melo, Síntia Daniely Alves de
Palavras-chave: Educação Matemática
Jogos digitais
Contagem numérica
Recursos didáticos
Data do documento: 7-Fev-2018
Resumo: O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar o uso de Jogos Digitais na Educação Matemática como metodologia no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, fruto do projeto de pesquisa PIBIC/CNPq/UEPB. A pesquisa foi dividida em quatro etapas. Na primeira foi realizado leituras e estudos do aplicativo Construct 2. A segunda etapa estendeu sobre o desenvolvimento do jogo digital nomeado Coleta Matemática pelo aplicativo Construct 2. Na terceira etapa apresentamos o jogo digital aos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Maria Lúcia Matias de Oliveira, na cidade de Soledade, estado da Paraíba. Na quarta etapa aplicamos questionários aos alunos e à professora, objetivando identificar os benefícios possíveis no ensino e no aprendizado. Abordamos Contagem Numérica e Raciocínio Lógico no jogo digital. Discutimos o uso do Jogo Digital como recurso metodológico que pode ser utilizado pelo professor em sala de aula para o ensino da Matemática. Analisamos os questionários e gravações dos alunos. As perguntas norteadoras de nossa pesquisa foram: Qual a relevância dos Jogos Digitais como recurso didático na Educação Matemática? e O Jogo Digital Coleta Matemática pode estimular a aprendizagem dos alunos nas aulas de Matemática?. A partir da análise de nossos dados podemos afirmar que Jogos Digitais é um importante recurso didático para o ensino e a aprendizagem da Matemática e que o Jogo Digital que desenvolvemos foi bem aceito pelos alunos sujeitos de nossa pesquisa e promoveu ganhos a eles com relação à contagem numérica. A professora da turma elogiou o Jogo Digital desenvolvido, reforçando a importância de termos na Educação Matemática jogos interessantes como este para o aprendizado e melhor compreensão dos alunos. Esperamos que muitos outros pesquisadores, professores, gestores e educadores matemáticos venham a utilizar Jogos Digitais nos processos de ensino e de aprendizagem.
Descrição: MELO, S. D. A. de. Jogo digital Coleta Matemática: Uma proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem de contagem numérica. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15454
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Síntia Daniely Alves de Melo.pdf16.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.