Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15462
Título: O ensino de Ciências Naturais na escola brasileira – Um levantamento histórico
Autor(es): Lima, Dorneles de Mendonça
Palavras-chave: Ciências Naturais
Ensino de Ciências
Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: O Ensino de Ciências no Brasil teve sua trajetória marcada por várias fases e enormes dificuldades de inserção no contexto educacional brasileiro, durante todo o Brasil Colônia. No que se refere ao Império, à discussão da introdução do Ensino de Ciências destaca-se a perspectivas de Auguste Comte e Herbert Spencer, discussão essa que perdurou até a Era Vargas onde se propõem um ensino patriótico e humanístico por excelência. Com a evolução das edições das LDBs (Lei Diretrizes e Base) publicadas respectivamente nos anos de 1961, 1971 e 1996. Através de uma pesquisa de revisão bibliográfica o presente trabalho constatou que o histórico do Ensino de Ciências Naturais no Brasil, a partir de um percurso temporal das abordagens teóricas até os dias de hoje apresenta grandes melhoras, possibilitando uma maior busca pela Ciência e Tecnologia. Ao que se refere ao ensino de Ciências Naturais houve progresso visto que a organização dos currículos, faz com que os alunos através de eixos temáticos vivenciem o conteúdo em sala de aula.Visto a problemática foi objetivada uma analise histórica através dos autores Diogo & Gobara (2008) para colônia e para discutirmos o século XX destacamos os autores Palma Filho (2005), Nunes (1999), Amaral (2002) e Sobrinho (2015).
Descrição: LIMA, D. de M. O ensino de Ciências Naturais na escola brasileira – Um levantamento histórico. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15462
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dorneles de Mendonça Lima.pdfPDF - Dorneles de Mendonça Lima7.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.