Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15463
Título: Efeitos da massagem sobre os aspectos psicofisiológicos da fadiga muscular aguda
Autor(es): Antonino, Gabriel Barreto
Palavras-chave: Fadiga muscular
Massagem terapêutica
Eletromiografia
Fisioterapia
Data do documento: 7-Out-2016
Resumo: A fadiga é definida como a incapacidade de gerar força muscular. A resposta do músculo ao esforço físico se dá pela ocorrência fatores físicos, bioquímicos, metabólicos, como alterações nas concentrações de íons e subprodutos do metabolismo celular, alterações no sistema nervoso periférico e o tipo de fibra muscular em atividade. O presente estudo teve como objetivo estudar o comportamento do músculo deltoide anterior induzido à fadiga muscular aguda por contração isométrica e a sua resposta à massagem terapêutica, a partir eletromiografia de superfície, Escala Visual Analógica (EVA) e algometria. Foram selecionados randomicamente 20 universitários sedentários, do sexo masculino entre 18 e 30 anos de idade foram divididos igualmente em dois grupos: controle (Repouso) e experimental (Massagem). A coleta de dados da eletromiografia, EVA e algometria foi realizada no deltoide anterior do membro não dominante do indivíduo, e este foi instruído a manter uma contração isométrica resistida com 3kg atados ao pulso em uma flexão anterior de ombro a 90° pelo máximo de tempo possível em quatro testes (contrações). A massagem terapêutica demonstrou alterações nas variáveis psicofisiológicas da fadiga muscular, porém, comparado ao grupo controle, confirmou-se por meio da eletromiografia que este recurso não é superior ao repouso como tratamento da fadiga muscular aguda, portanto, ambos possuem efeitos similares.
Descrição: ANTONINO, G. B. Efeitos da massagem sobre os aspectos psicofisiológicos da fadiga muscular aguda. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15463
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriel Barreto Antonino.pdfPDF - Gabriel Barreto Antonino5.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.