Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15465
Título: Efeitos do método Pilates nas disfunções do assoalho pélvico: Uma revisão sistemática
Autor(es): Oliveira, Hanna Graziela Arcanjo de
Palavras-chave: Diafragma da pelve
Incontinência urinária
Fisioterapia
Pilates
Data do documento: 26-Set-2016
Resumo: Introdução: o assoalho pélvico representa o conjunto das partes moles que fecham a pelve suportando o peso das vísceras em ortostase. É constituído por músculos, fáscias e ligamentos que garantem o suporte dos órgãos abdomi nais e pélvicos, auxiliam no controle da continência urinária e fecal, contrabalançam os efeitos da pressão intra-abdominal, e ainda participam na função sexual e na passagem do feto no parto. Uma função deficiente ou inadequada, desse grupo muscular, é fator etiológico para o aparecimento de disfunções, como prolapsos de órgãos pélvicos, disfunção sexual, incontinência urinária ou fecal dentre outras. A fisioterapia dispõe de recursos para promover o ganho de força e reestabelecer as funções dos músculos do assoalho pélvico. Destaca-se o treinamento dos músculos do assoalho pélvico, preconizado por Arnold Kegel. Porém, o Método Pilates vem sendo apontado por alguns autores que afirmam que tal método auxilia na recuperação da continência urinária. O efeito do Método Pilates nos músculos do assoalho pélvico ainda não está completamente elucidado. Entretanto, existe na literatura alguns estudos que avaliaram os efeitos do Método Pilates na funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico. Objetivo: realizar uma revisão sistemática analisando os efeitos do método Pilates nas disfunções do assoalho pélvico. Métodos: trata-se de uma revisão sistemática, realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, PUBMED e PEDro. O processo de seleção foi dividido em três etapas, sendo a primeira etapa referente à leitura dos títulos; a segunda etapa relativa à leitura dos resumos selecionados na etapa anterior; e, por fim, a terceira etapa, referente à leitura na íntegra dos artigos selecionados na segunda etapa. A busca inicial resultou em 191 artigos e, ao final foram selecionados 3 artigos. Conclusão: a presente revisão encontrou efeitos positivos na execução de um protocolo de exercícios em Pilates, mostrando os benefícios e os ganhos de um tratamento bem elaborado. Apesar de algumas variáveis diferirem, o resultado final converge para a melhora dos desfechos avaliados, principalmente quando associado a exercícios para o assoalho pélvico.
Descrição: OLIVEIRA, H. G. A. de. Efeitos do método Pilates nas disfunções do assoalho pélvico: Uma revisão sistemática. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15465
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hanna Graziela Arcanjo de Oliveira.pdfPDF - Hanna Graziela Arcanjo de Oliveira4.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.